sexta-feira, 23 de maio de 2008

Anexo 6 - Roteiro Para Plano de Mídia

SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA – SMC
FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA – FMC

ANEXO VI
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE MÍDIA


Todo projeto cultural necessita de um plano para a difusão de suas ações, junto aos veículos de comunicação. Neste planejamento, o proponente deve visualizar como atingir seu público alvo, promovendo a conscientização da importância do projeto e despertando o interesse da sociedade.

Além disso, é importante atentar para o fato de que, normalmente, é pelo retorno da divulgação e pelo marketing, que um patrocinador adere a uma idéia. Se bem planejada, a mídia será o segredo para uma boa negociação e favorável repercussão do projeto.

1. Os projetos apresentados aos Editais do Fundo Municipal de Cultura devem apresentar Plano de Mídia ou de Divulgação coerente com o porte do projeto e com público a ser beneficiado, com ações e orçamentos detalhados.

2. Neste item, o proponente deve descrever as formas de divulgação e veículos adotados:
2.1. Produção de materiais gráficos, tais como: folder, panfleto, cartaz, outdoor, convites, banners, faixas, camisetas, bonés, marca-livro, calendários, cartões, filipetas, placas, adesivos, sinalização de veículos, entre outros.
2.2. Contratação de assessoria de imprensa para agenda de entrevistas, coletiva de imprensa, produção e distribuição de releases, etc.
2.3. Contratação de uma assessoria de marketing e publicidade para inserções publicitárias em jornais, veiculação de peças em televisão, rádio, produção de campanhas e outros.
2.4. Uso de mídias alternativas (caso sejam coerentes com as ações do projeto e público alvo): orkut, bloggger, e-mails, etc.

3. A identificação do apoio institucional no corpo do produto do projeto é tratada no Artigo 40, do Capítulo IV, da Lei nº. 1.676/2007.

4. O Brasão do município de Rio Branco deve estar de acordo com manual de uso a ser disponibilizado pela FGB.

Sem comentários: